sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Literaturas

Memórias de uma (Outra) Guerra
Marlene de Fáveri, socióloga e historiadora

Seu livro rompe com o silêncio dos descendentes de imigrantes alemães e italianos sobre as atrocidades cometidas, em Santa Catarina, durante a Segunda Guerra Mundial.
Marlene De Fáveri diz – A pesquisa que redundou no livro rompe silêncios há quase 60 anos guardados na memória, porque recupera experiências vividas por homens e mulheres, principalmente estrangeiros e descendentes. Foi uma surpresa encontrar campos de concentração em Santa Catarina, pessoas que foram torturadas, e tantas reprimendas e prisões por conta da língua estrangeira. O livro revela faces desta guerra que estavam silenciadas, esquecidas quase que voluntariamente por aqueles que viveram a repressão. É significativo como de uma hora para outra as pessoas tiveram que trocar de língua para escapar da prisão, o que gerou silêncio e táticas de sobrevivência, quer entre as crianças, quer nas relações de sociabilidade, quer nas escolas. Os processos-crime abertos naquele período mostram que foi uma guerra de nervos, de denúncias e revanchismos entre vizinhos.
Causas:
Diplomáticas
Quase todos os historiadores concordam que a causa diplomática mais profunda da Segunda Guerra Mundial tem sua origem no Tratado de Versalhes, assinado entre as potências vencedoras da Primeira Grande Guerra (Estados Unidos, Inglaterra, França) e as Vencidas (a Alemanha e a Áustria).O grande erro do Tratado de Versalhes foi ter ferido profundamente o sentimento nacional dos alemães, e, por outro lado, não lhes ter suprimido o potencial industrial. Os diplomatas burgueses se esqueceram da lição do Congresso de Viena (1815), quando os vencedores de Napoleão procuraram não humilhar a França, a nação mais povoada da Europa Ocidental naquela época. Esta contradição entre potencial demográfico e industrial e o não reconhecimento diplomático de um estatuto privilegiado para a Alemanha, terminaram por fazer com que a ascensão de Hitler fosse possível.
Econômicas
A crise econômica que se abate sobre o sistema capitalista mundial a partir de 1929, vai ser o fator mais poderoso para que um novo arranjo do poder em escala mundial seja pleiteado.
Como a economia já estava suficientemente internacionalizada (com exceção da URSS que se lançava nos Planos Qüinqüenais) todos os Continentes foram atingidos, aumentando ainda mais a miséria e o desemprego. A América Latina por exemplo teve que reduzir em 40% suas importações e sofreu uma queda de 17% em suas exportações.
É nesse contexto caótico que a Alemanha no Ocidente e o Japão no Oriente vão tentar explorar o debilitamento de seus rivais. Uma nova luta por mercados e novas fontes de matérias-primas levaria o mundo a segunda guerra mundial.
 Políticas
A conjuntura externa caótica e a situação interna de desespero conduzem Hitler ao poder na Alemanha em 1933. Atuando implacavelmente, em menos de um ano sufocou todos os movimentos oposicionistas (sociais-democratas, comunistas e liberais) dando início à "Revolução Nacional-socialista" que tinha como objetivo fazer a Alemanha retornar ao grau de potência européia. Atenuava-se o desemprego e atendia-se necessidades da poderosa burguesia financeira e industrial da Alemanha. Para evitar a má vontade das potências ocidentais, Hitler coloca-se como campeão do anti-comunismo a nível mundial, assinando com o Japão (novembro de 1936) e com a Itália (janeiro de 1937) o Pacto Anti-Comintern - cujo fim é ampliar o isolamento da URSS e, quando for possível, atacá-la.Em 1937, após ter ocupado a rica região da Manchúria, invade o resto do território chinês, dando início ao longo conflito na Ásia. Seu expansionismo vai terminar por chocar-se com os interesses norte-americanos na Ásia (Filipinas) e levar à guerra contra os Estados Unidos.